Introdução

Voleibol é um esporte praticado numa quadra dividida em dois por uma rede, por duas equipas de seis jogadores cada. O objectivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo que esta toque no chão, dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.

Equipamento

As partidas de voleibol são confrontos envolvendo duas equipes disputados em ginásio coberto. O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura, e é dividido por uma linha central em dois quadrados com lados de nove metros que constituem as quadras de cada time. O objetivo principal é conquistar pontos fazendo a bola encostar na quadra adversária ou sair para fora da área de jogo após ter sido tocada por um oponente.

Acima da linha central, é postada uma rede de material sintético a uma altura de 2,43m para homens ou 2,24m para mulheres (no caso de competições juvenis, infanto-juvenis e mirins, as alturas são diferentes). Cada quadra é por sua vez dividida em duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a três metros da rede ("linha de 3 metros").

No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida), e não "fora" (inválida). Acima da quadra, o espaço aéreo é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os únicos limites são as estruturas físicas do ginásio.

A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65cm de perímetro. Ela pesa em torno de 270g e deve ser inflada com ar comprimido a uma pressão de 0,30 kg/cm².

Equipes

Composição das Equipas

Uma equipa pode ser composta por 12 jogadores no máximo, um treinador, um treinador-adjunto, um fisioterapeuta e um médico.

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB o médico deve estar credenciado pela FIVB. Um dos jogadores, sem ser o Libero, é o capitão de equipa, devendo ser registado como tal, no boletim de jogo.

Apenas os jogadores registados no boletim de jogo podem entrar no terreno de jogo e participar no mesmo. A composição da equipa não pode ser modificada após o capitão de equipa e o treinador terem assinado o boletim de jogo.

Colocação da Equipa

Os jogadores que não se encontrem em jogo deverão sentar-se no seu banco ou permanecer na sua área de aquecimento. O treinador e os restantes membros da equipa devem sentar-se no banco, que poderão abandonar momentaneamente.

Os bancos das equipas estão localizados próximos da mesa do marcador, fora da zona livre.

Apenas os membros da equipa são autorizados a sentar-se no banco durante o encontro e a participar na sessão de aquecimento.

Os jogadores que não se encontrem em jogo podem aquecer sem bola: Durante o jogo: nas áreas de aquecimento;

Durante os tempos mortos e tempos mortos técnicos: na zona livre ao fundo do seu campo.

Durante os intervalos entre os sets os jogadores podem utilizar bolas dentro da zona livre.

Colocação das Equipes:

Bloqueio

Definição

É a tentativa de interceptar a bola vinda da quadra contrária, atacada sobre a rede por um ou mais jogadores de ataque.

Informações Gerais

É um princípio básico de defesa apareceu no início da década de 20 com cortadas e foi usado somente com um jogador (simples) até o final dos anos 30, quando evoluiu para duplo sua introdução provocou diversas mudanças no voleibol, principalmente as de ordem tática É a base de toda defesa e o ponto de partida para o sistema defensivo

Jogar a Bola

Cada equipa deve jogar dentro da sua própria área e espaço de jogo
Contudo, a bola pode ser recuperada mesmo fora da zona livre.

Toques da Equipe

Um toque é qualquer contacto de um jogador com a bola. Cada equipa tem direito a um máximo de três toques, para reenviar a bola. Se forem feitos mais do que três toques, a equipa comete falta: "QUATRO TOQUES".

Toques Consecutivos

Um jogador não pode tocar duas vezes consecutivas na bola.

Toques Simultâneos

Dois ou três jogadores podem tocar a bola simultaneamente. Quando dois ou três colegas tocam a bola simultaneamente, são contados dois (três) toques (excepto no bloco).

Se a bola é apenas tocada por um jogador, mesmo que dois (três) colegas a pretendam jogar, é contado apenas um toque.

Se os jogadores chocarem entre si, não cometem falta. Se houver toques simultâneos entre adversários acima da rede e a bola ficar em jogo, a equipa que recebe a bola tem direito a três novos toques. Se a bola cair "fora" do terreno, é considerada falta da equipa colocada no outro lado da rede.

Se houver toques simultâneos entre adversários acima da rede, mesmo que se verifique um contacto prolongado com a bola, a jogada continua.

Toque Assistido

Dentro da área de jogo não é permitido a um jogador apoiar-se num colega ou em qualquer estrutura/objecto a fim de alcançar a bola. No entanto, o jogador que está em vias de cometer uma falta (tocar a rede ou ultrapassar a linha central, etc.) poderá ser agarrado ou puxado por um colega. Regras Oficiais de Voleibol 2005-2008

Manchete


É uma técnica de recepção realizada com os antebraços unidos e com os braços estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque. É considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. É uma das técnicas essenciais para o líbero mas também é empregada por alguns levantadores para uma melhor colocação da bola para o atacante

Regras

    Características do Toque da Bola :
  • A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.
  • A bola não pode ser agarrada e/ou lançada. Pode ressaltar para qualquer direcção.
  • A bola pode tocar várias partes do corpo, desde que esses contactos ocorram.
  • simultaneamente.
Excepções:

No bloco, podem ser realizados contactos consecutivos por um ou vários blocadores, desde que esses contactos tenham lugar no decorrer da mesma acção.
No primeiro toque da equipa, a bola pode tocar consecutivamente várias partes do corpo, desde que esses contactos tenham lugar no decorrer da mesma acção.

Faltas no Jogo com a Bola

Quatro Toques: uma equipa toca a bola quatro vezes antes de a reenviar.

Toque Assistido: um jogador, dentro da área de jogo, apoia-se num colega numa estrutura/objecto a fim de chegar à bola.

Bola Retida: a bola é agarrada e/ou lançada; não ressalta após o toque.

Dois Toques: um jogador toca sucessivamente a bola duas vezes ou a bola toca sucessivamente várias partes do seu corpo.



CSS válido XHTML válido

© 2011, Esportes Todas as marcas e informações registradas que aparecem neste site pertencem aos respectivos proprietários.

Free Web Hosting